terça-feira, 21 de outubro de 2014

Justiça sem justiça?


No dia 05 de maio de 2014 a Folha de São Paulo publicou no seu site Folha.com uma reportagem de grande repercussão. A matéria falava de uma mulher de 33 anos que foi linchada em plena luz do dia na cidade de Guarujá, litoral paulista. O crime aconteceu pois Fabiane Maria de Jesus era suspeita de sequestrar crianças para rituais de magia negra, mas em fato, não há nenhum indício de que a mulher tenha praticado tal crime.
A Folha.com publicou um vídeo ao qual a mulher aparecia sendo arrastada pelas ruas da periferia do Guarujá, pessoas arremessavam matérias sobre ela, tudo na maior crueldade existente.
Tais acontecimentos nos levam a se questionar a que ponto chegamos? Justiça com as próprias mãos é justiça legítima? Podemos julgar sem ao menos ter a certeza? A resposta é não. Violência combatida com brutalidade não é justiça, não podemos achar que é nosso dever linchar alguém porque o mesmo errou, cabe as autoridades exercer sua função e condenar.
A sociedade regride quando age feito selvagens, somos seres racionais, ou pelo menos deveríamos ser, mas não é o que nos mostra o vídeo. 
Quanto a divulgação do vídeo, a exposição gratuita de violência nunca trás benefício a população, apenas ao jornal que o publicou, trazendo o tão almejado ibope. Na página do facebook da Folha de São Paulo a revolta tomou conta dos internautas, que ficaram indignados ao ver tais cenas.
Para quem quiser ver a matéria na íntegra, ela se encontra no site da folha: http://shortcuts.folha.com.br/shortcut/no1449679
Fernanda Maria Leme

Nenhum comentário:

Postar um comentário