domingo, 1 de junho de 2014

As campanhas publicitárias sobre álcool e direção

     Mesmo com todas as campanhas publicitárias, ainda há quem mistura bebida com direção.Abaixo, vamos fazer uma análise sobre sobre as propagandas imaginárias juntamente com o choque de realidade.

    Em meio a tantas publicidades sobre esse tema, ainda há pessoas que acreditam que um golinho aqui e outro ali, não acontece nada ao pegar o volante de um veículo automobilístico. O pior é que acontece sim. O uso de álcool associado a direção cada dia mais tem sido um grave fator de preocupação para as autoridades de trânsito e entidades de direitos privados em organizações não governamentais que estuda este lastimável problema.Os alarmantes índices de trânsito revelam discussões em formas de debates em cursos especializados por todo o território nacional.
    No túmulo de um faraó que faleceu a cerca de 5 mil anos atrás, constava o seguinte epitáfio: ''Sua estada terrestre foi devastada pelo vinho e pela cerveja, e o espírito lhe escapou antes que fosse chamado''.As referências biblícas  sobre o alcoolismo são inúmeras.Jesus quando esteve na terra ele realizou seu primeiro milagre, que foi transformar a água em vinho.Segundo dados de uma pesquisa realizada pela CNN en español, Jesus afirmou: ''Bebei do vinho, mas não se embriaguez do mesmo ''.
    são centenas de campanhas publicitárias formadas por grandes profissionais atualmente, em nossa nação. As estratégias das campanhas de empresas que sobrevivem do alcoolismo, associam seus produtos a conquistas amorosas, esportes, força de viver e modernidade total.Porém, todas essas propagandas não passam de estratégia de markenting, já que conhecemos as consequências finais.

       Uma grande curiosidade que lidera o cenário sócio-político do Brasil é que por aqui, já se tem uma proibição quando se sai de um barzinho, por exemplo, e o indivíduo pega o volante.Também em nosso país é proibido a venda dessas substâncias líquidas para menores de 18 anos.Se há todo esse englobamento, qual o porque da indústria publicitária fazer associação a liberdade e vida?Até quando será permitido essas campanhas nos meios de comunicação de massa ?Será que deveriam ser proibidos assim como as campanhas dos cigarros foram, há alguns anos, aqui no Brasil?
   
      Na China por exemplo, depois de grandes números em acidentes de trânsito, o governo resolveu ser duro e criou campanhas pra mexer com a opinião da nação.
     
''O álcool é pior que uma arma para o motorista''.Com assinatura da agência Dentsus, a publicidade obteve grande repercussão na sociedade, em 2008.
Existe de fato o prazer sobre a bebida, porém deve-se existir também o ato de conscientização da população.Centenas de pessoas morrem, ano após ano, sendo vítimas daqueles que consideram normal sair bêbado de uma festa e dirigir, por exemplo.Parece clichê,mas somente com educação ou dor quando se perde algum ente querido, é que paramos pra observar esse problema.Bebida e volante não combinam.Respeite a vida.Respeite o próximo e por fim respeite você.

                                                                                                Andreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário