Inspirada pelo post que fiz sobre "Malévola", que é uma releitura do conto de fada "A Bela Adormecida", vim hoje fazer um post sobre as outras adaptações das histórias que já conhecemos...
A Companhia dos Lobos
Apesar das várias releituras que estão saindo agora, isso não é uma coisa nova. Prova disso é o filme "A Companhia dos Lobos" (1984), que conta de um modo diferente a história de "Chapeúzinho Vermelho".
SINOPSE: Acontecimentos sensuais e violentos preenchem os sonhos da adolescente Rosaleen (Sarah Petterson). Ela testemunha sua irmã sendo morta por um lobo. Sua avó lhe conta histórias de lobisomens e dos perigos que ela deve esperar, especialmente dos homens cujas sobrancelhas se encontram. Os sonhos se intensificam à medida que escuta cada vez mais as histórias. Enquanto sonha, muitas das histórias se tornam verdadeiras. Ela amadurece, mas ainda é influenciada pelas histórias que escutou. Ao visitar a vovó ela segue à risca as recomendações de sua mãe para se manter no caminho traçada da floresta. Durante a jornada, ela encontra um jovem caçador; ele é tão bonito que ela nem repara que suas sobrancelhas se encontram. Ele se vangloria dizendo que consegue chegar na cabana de sua avó antes do que ela. Se ele chegar, seu prêmio será um beijo.
A Garota da Capa Vermelha
Outra vertente do conto da Chapéuzinho, "A Garota da Capa Vermelha" (2011) foi dirigido por Catherine Hardwicke ("Crepúsculo"), conta com Amanda Seyfried como protagonista e é um pouco mais sombrio que a outra releitura já citada.
SINOPSE: Quando criança, Valerie era apaixonada por seu melhor amigo Peter. Depois de muito tempo, ainda no vilarejo de Daggerhorn, ela se vê apaixonada pelo lenhador que ele se transformou. Porém, seus pais a prometeram em um casamento com Henry, um jovem ferreiro. Peter e Valerie planejam fugir, porém descobrem que a irmã dela foi morta por um lendário lobo que aterroriza a vila há anos. O padre Solomon é então chamado para terminar com a ameaça e comunica então que o lobo é na realidade um dos habitantes do vilarejo. A garota então entra num dilema, pois desconfia que alguém que ela conheça seja a fera.
Alice no País das Maravilhas
De 2010 e dirigido por Tim Burton, o filme é baseado no clássico de mesmo nome e atualmente ocupa o 16º lugar da lista de Maiores Bilheterias Mundiais. A história se passa 13 anos após a original. O filme trás Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca.
SINOPSE: Alice, agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Longres quando descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha 7 anos, mas não se lembrava.
Lá ela é novemente saudada pelo Coelho Branco, a Dormidongo, o Dodô, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum e várias flores falantes. No caminho ainda encontra a Rainha Vermelha e a Rainha Branca. Eles discutem sobre a sua identidade como "a verdadeira Alice". Ela precisa provar a todos que é a verdade Alice matando o Jaguardarte, porém não se lembra de nada de seu passado no local.
Branca de Neve e o Caçador
Dirigido por Rupert Sanders, o filme de 2012 é inspirado no conto de fadas alemão "Branca de Neve", compilado pelos Irmãos Grimm. É o primeiro longa de uma planejada trilogia e trás Kristen Stewart, Charlize Theron e Chris Hemsworth no elenco. O filme recebeu 2 indicações ao Oscar (Melhores efeitos visuais e Melhor figurino).
SINOPSE: Num reino dominado pela tirania, a vaidosa e egoísta Rainha Ravenna descobre que sua enteada, Branca de Neve, está destinada a superá-la não apenas como "a mais vela de todas", mas também como governante do reino. A rainha ouve de seu Espelho Mágico que a única maneira de permanecer no poder é consumir o coração de Branca e conseguir a imortalidade. Enquanto isso, Branca de Neve escapa para a Floresta Negra e Ravenna recruta o caçador Eric para matá-la. Eric, no entanto, se apieda da jovem princesa e a ensina a arte da guerra. Agora, com a ajuda de sete anões, Eric e do Príncipe William, Branca de neve inicia uma rebelião para derrubar a madrasta de uma vez por todas.
João e Maria: Caçadores de Bruxas
Inspirado no conto "João e Maria", duas crianças que são capturadas por uma bruxa, o filme de 2013 mistura terror, ação e fantasia.
SINOPSE: 15 anos após o traumático incidente envolvendo uma casa feita de doces, João e Maria foram uma dupla de impecáveis caçadores de bruxas, que migram pelo mundo procurando e matando tais seres malignos. Porém, ao se depararem com o que parecia ser apenas mais uma investigação, os irmãos de vêem encurralados por lembranças de um passado doloroso.
Jack: O Caçador de Gigantes
É a adaptação cinematográfica do clássico "João e o Pé de Feijão". O filme conta com Nicholas Hoult, Eleanor Tomlinson e Ewan McGregor no elenco.
SINOPSE: Jack é um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não devem ser molhados. Obviamente isto acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei numa cruzada para salvar a jovem.
Oz: Mágico e Poderoso
É um prelúdio ao clássico "O Maravilhoso Mágico de Oz", livro do escritor L. Frank Baum, que conta como o famoso Mágico de Oz chegou à Terra de Oz. Estrelado por James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz, foi lançado em 2013 e foi um sucesso de bilheteria, apesar das críticas.
SINOPSE: Oscar Diggs trabalha como mágico em um circo itinerante, mas seu envolvimento com mulheres acaba o levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora que o apresenta à sua irmã Evanora. Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda. mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana.
Por último, mas não menos importante, trago à vocês uma de minhas séries preferidas: Once Upon a Time.
Estreada em 23 de outubro de 2011, a série terá sua 4ª temporada estreada em setembro deste ano e mistura absolutamente todos os personagens de todos os contos de fadas que conhecemos! Isso é o que mais me encanta na série: tudo faz sentido e se encaixa perfeitamente, a história te prende e o final de cada episódio te deixa ansioso pelo próximo. Temos a Branca de Neve, a Rainha Má, o Príncipe Encantado, o Capitão Gancho, Rumpelstiltskin, Chapéuzinho Vermelho, Peter Pan, Pinóquio, Bela, os 7 anões, o Espelho Mágico, Robin Hood, Peter Pan, o Chapeleiro Maluco, Malévola, a Bruxa Malvada do Oeste e até a Elsa da recém animação da Disney, Frozen. E além dos personagens dos contos de fadas, temos Emma (filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado) e Henry (filho de Emma), ambos criados em nosso mundo.
SINOPSE: A série se passa na cidade fictícia litorânea de Storybrook, Maine (EUA), em que os moradores são, na verdade, personagens de contos de fadas que foram transportados para o "mundo real" através de uma maldição poderosa lançada pela Rainha Má (Regina). A única esperança é Emma Swan, que foi transportada da Floresta Encantada antes que a maldição a alcançasse. Como tal, ela é a única pessoa que pode quebrar a maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos, auxiliada por seu filho, Henry, que tem um livro de contos de fadas que detém a chave para acabar com a maldição.
Cada episódio centra-se em uma história por trás de um personagem. Um segmento de detalhes da sua vida do mundo de conto de fadas que, quando revelados, acrescenta uma peça no quebra-cabeça sobre os personagens e sua conexão com os eventos que precedem a maldição e suas consequências. O outro segmento, no dia de hoje, segue um padrão semelhante.
Espero que tenham gostado e quem tiver a oportunidade de começar a assistir Once Upon a Time não irá se arrepender!
Eduarda Baptista
Nenhum comentário:
Postar um comentário