segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Análise crítica


Pelo o que podemos entender sobre matéria na reportagem é 
que está cada dia mais difícil moldar os moradores de ruas ou 
mesmo os jovens que gostam de bagunça. Como o CIC (Estádio) 
É um patrimônio publico, a prefeitura fez o papel de prevenção, 
a quaisquer danos que possa vir acontecer com o estádio. 
Infelizmente, eles estão em toda parte, vivem nas praças, bairros 
espalhados pela cidade de todos os países, não são apenas no 
Brasil, que existem essas pessoas. Para suportarem a vida que 
vive, entregam-se as drogas, cabã ficando dias e noites sem 
alimento, cobertor, passa frio e muito para todas as suas mágoas 
depressões seu remédio são as drogas. Com isso a população fica 
refém desses jovens,que infelizmente são atormentados e 
irresponsáveis.E assim conseguem também amedrontar a 
população.Que por medo de violência acabam tendo que 
denunciar esses indivíduos.
Alessandra Maria

Reportagens


1 ­Represas com níveis mais baixas. Alguma hidrelétrica Brasileira está operando com menos da metade da capacidade, tudo isso por causa da estiagem. Hoje o ministério de minas energia descartou a possibilidade de haver o racionamento no ano que vem.
Agora o governo resolveu que, as águas vão vir de esgotos tratados, para reutilização. Detalhe não vai ser utilizado nenhum tipo de tratamento químico. A bactéria que está em primeiro tanque, que são milhões é quem vai fazer o processo de limpeza. Quando esta mesma água for para uma determinada represa, é acrescentado o flúor e cloro, para assim, está prepara para o consumo.Por exemplo a Cidade de Soroca/­SP já é usado esse tipo de reaproveitamento de água.Isso foi uns dos motivos que,ajudou a cidade de Sorocaba a não passar por esse momento difícil de racionamento de água,como por exemplo a falta d"água que aconteceu com Itu.


2 ­LANÇADO O GUIA DE ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Especialistas confirmam que os Brasileiros acham que estão variando o seu cardápio por comer coisas diferentes a cada dia mais, na verdade, comem alimentos com sal, açúcar e gorduras, na opinião dele assim não estão variando. Ele acredita que temos que dar preferência aos alimentos crus e pouco processados, e assim recorrendo às feiras livres. Para comprar: Frutas, legumes e verduras. Assim a fonte de saúde imbatível. 3­O desemprego diminui, no segundo trimestre, mesmo a Economia crescendo pouco.
Economista afirma que, isso acontece mais na região norte e nordeste e pouco no sudeste. E isso acontece porque no nordeste eles contratam muito trabalhadores, pois os patrões lá necessitam mais do trabalhador. Exemplo consegue fazer com o que segurem mais o trabalhador no emprego, envolvendo tempo de féria e etc.

4 ­ A PETROBRÁS AFIRMOU QUE, O PREÇO DO COMBUSTÍVEL AUMENTA HOJE A MEIA NOITE 06/11/2014

A Petrobrás afirma que, vai subir nesta 00hr00 min do dia 07/11/2014 sexta-­feira. 3% da gasolina e 5% do dísel. O ultimo aumento da gasolina tinha sido de 4% em novembro do ano passado.

No caso da gasolina, o consumidor vai ter o aumento de até seis centavos nas bombas. E no caso do Dísel de até nove centavos nas bombas. 5 O Professor que diz preferir médicos brancos ao invés de negros é afastado do emprego em universidade do espírito santo. Afirmação do professor aconteceu quando ele discutia com seus alunos em sala de aula. Quando disse que, preferia ser atendido por um médico branco ao invés de negro. A universidade abriu uma sindicância, O professor vai continuar recebendo o salário, o ministério publica federal investiga se o professor cometeu crime de injuria racial.

6 Emoções no futebol.

Cruzeiro e Atlético levam as finais da copa do Brasil para minas gerais.

BRASIL URGENTE:

Os jornais são de distintas formas diferentes. Se nota que, o Brasil urgente, que o Brasil tem seu publico alvo e é um jornalismo sensacionalista. Resumidamente cada reportagem e , cada fato com detalhes, o jornal Brasil urgente, mostra em cada bloco repetitivamente suas noticias, procurando a fixar o telespectador para as matérias.

JORNAL NACIONAL:

O jornal nacional em cada bloco. Percebesse que é um jornal mais formal. Ele foca bem em passar a informação de maneira séria, errar para o jornal nacional, é algo gravíssimo. Pois eles fazem tudo de maneira muito rigorosa. Na abertura às vezes não citaram uma noticia, como o exemplo da Petrobrás, o aumento do combustível, essa matéria chegou de ultima hora e foi preferencial as que já estavam em destaque, assim sendo publicada no jornal nacional.

OBS: São Emissoras com pensamentos e doutrinas diferentes.

A Band abre espaço para o profissional fazer do seu jeito o jornal.


A Rede Globo, já não abre, pois tudo tem que ser muito formal.

Alessandra Maria

domingo, 9 de novembro de 2014

Annabelle



Baseado em uma história real, Annabelle conta a história de um casal que está se preparando para ter o seu primeiro filho. Em um dia seus vizinhos são brutalmente assassinados por membros de um grupo satânico e os bandidos entram também na casa do casal, a policia chega a tempo de impedir que eles também sejam assassinados, porém a mulher do grupo se suicida com a boneca no colo.
A partir disso coisas bizarras começam a acontecer na casa do casal, a boneca Annabelle começa a mudar de posições, mais uma tragédia acontece na casa e eles acabam se mudando, mas mesmo assim, as coisas estranhas que aconteciam na casa antiga não somem.
Annabelle não é um filme de terror que apela para as cenas fortes, mas sim apela para o terror psicológico, com uma produção muito bem feita, o filme consegue nos mostrar uma Annabelle muito mais assustadora do filme anterior (Invocação do Mal, que conta a história do casal "caçadores de fantasmas" que hoje cuida da boneca), uma boneca que é portal para demônios, e não é como Chuck,  que suja suas próprias “mãos” para fazer suas maldades, é usada como instrumento para fazer todas as coisas ruins que acontecem o filme. É interessante a mudança da boneca no decorrer do filme, no começo ela novinha e aos poucos ela suja e mais macabra do que o normal.
A fotografia escura mantém o clima muito assustador do filme, uma produção impecável, sustos que fazem seu coração quase sair pela boca, ótima atuação do atores que não rouba a cena da assustadora boneca.
Para os amantes de filme de terror Annabelle é uma ótima recomendação, não apela para o lado "ridículo" que temos visto nos filmes de terror ultimamente, um filme que não perde a essência do terror, que faz com que você tenha vontade de fechar os olhos em algumas cenas e sair espalhando isso para todos os amigos.

Nathália Rando - Publicidade e Propaganda


Faroeste Caboclo


O diretor René Sampaio foi muito feliz ao trazer para o cinema a incrível história da música que marcou o rock brasileiro “Faroeste Caboclo”, composta por Renato Russo, da banda Legião Urbana. Correu o risco entre ser muito fiel a música e descreve-la inteira, nos mínimos detalhes, - o que seria quase impossível, pois trazer uma música de quase 10 minutos para o cinema seria um filme de mais de 4 horas de duração-, ou descartar a música inteira.  René Sampaio fez um excelente trabalho e conseguiu trazer para as telonas a história quase fiel da música, o que faz com que os fãs de Legião Urbana façam uma critica muito grande quanto ao roteiro do filme, que descarta muitos detalhes importantes.
A maior parte do filme acontece em Brasília, vemos uma Brasilia dos anos 80, caracterizada por música, drogas, muito parecida com a vida de Renato Russo, podemos ver isso no filme que conta sua história “Somos tão Jovens” .
A escolha para protagonizar João de Santo Cristo não poderia ser melhor;  Fabricio Boliveira vive o personagem de uma forma perfeita, consegue trazer todas as características do personagem, consegue mostrar o ódio e o amor que João sente no decorrer da história. Isis Valverde nos mostra uma Maria Lucia muito forte e atua muito bem como a personagem.
Com certeza, os descartes da música para o filme não irão agradar os fãs de Legião, mas Sampaio teve o cuidado de tentar manter a história e nos trazer uma ótima produção, bem trabalhado, uma ótima fotografia e atores muito dedicados que entraram com tudo dentro de seus personagens.

Nathália Rando - Publicidade e Propaganda

O doce mundo de Dani Noce



Aos 30 anos, Danielle Noce é dona de um dos maiores e mais conhecidos canais de culinária no Brasil: o I Could Kill For Desert (traduzindo: eu mataria por uma sobremesa). Com seus vídeos bem produzidos e fofos, a Dani nos traz receitas de doces maravilhosos – e vez ou outra comidinhas salgadas e bebidas também – com todo o passo a passo, pra todo mundo conseguir fazer em casa e, bem humorada, ri de si mesma quando erra algo nas receitas (alô bolo de churros fail!).
Dani é formada em Desenho de Moda pela Santa Marcelina e tem MBA em Gestão de Luxo pela FAAP; apresentou um programa no canal VH1, de mesmo nome que seu canal; morou em Paris, onde fez cursos como o de pâtisserie em uma das principais escolas de pâtisserie do mundo, a Lenôtre; e como autora, acabou de lançar o livro Por Uma Vida Mais Doce com mais de 170 receitas de sobremesas maravilhosas, explicadas de forma simples e acompanhadas com fotos dos resultados.
O que Dani mais gosta de preparar é desde doces caseiros, até receitas elaboradas e que podem demorar dias para ficarem prontas.  Para ela, a confeitaria ainda é vista como algo secundário e menor no mundo da gastronomia. O ICKFD foi criado em 2011 idealizado para ser um grande manual não só de receitas e desenvolvimento, mas também um apanhado de segredos e dúvidas da confeitaria.
Os vídeos são gravados em seu próprio apartamento (com uma decoração maravilhosa, diga-se de passagem), com a ajuda de uma equipe e seu próprio marido, dono de uma produtora, que sempre dá palpites sobre as receitas deixando um clima mais descontraído e divertido. Em 2014 Dani começou uma parceria com o blog Depois dos Quinze, da Bruna Vieira, onde faz receitinhas fáceis e rápidas voltadas a um público mais jovem e sempre convida alguma outra blogueira para participar.
Para quem é apaixonado por fazer doces ou apenas comê-los, o ICKFD é uma ótima pedida: além de ficar com água na boca e aprender as receitas de modo fácil e exemplificado, os vídeos são garantia de diversão e boas risadas, sem falar na doçura que a Dani transmite e sua risada contagiante.


                                                           Eduarda Baptista, Publicidade e Propaganda.

sábado, 8 de novembro de 2014

O estranho mundo de Tim Burton



Timothy Walter Burton, ou apenas Tim Burton, é um famoso cineasta americano, conhecido por seus filmes excêntricos, sombrios, inspirados no terror e sempre muito ligados ao aspecto visual (castelos, caveiras e cenários escuros não podem faltar). Entre seus filmes mais famosos estão Os Fantasmas se Divertem (quem não lembra das calças listradas de Beetlejuice?),  Edward, Mãos de TesouraO estranho mundo de Jack A Fantástica Fábrica de ChocolateA Noiva Cadáver, Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Alice no País das Maravilhas e Sombras da Noite. A maioria dos filmes conta com a participação de Johnny Deep e Helena Bonham Carter (sua companheira, com quem tem 2 filhos).
Apesar de possuir muitos filmes conhecidos e ganhadores de Oscar na carreira, muitos críticos dizem que há anos Burton não faz um filme bom. Para ser mais exata, desde “Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007). O musical macabro que conta com Johnny Depp e Helena Bonham Carter teve índice de aprovação de 86% conforme o site Rotten Tomatoes, que leva em consideração também a opinião da imprensa. Porém o longa teve uma das menores bilheterias da carreira do diretor, uma tendência quando ele exerce sua faceta autoral, desvinculada dos grandes estúdios. Diferente do que aconteceu com “Alice no País das Maravilhas” (2010): enquanto a maior parte dos críticos torceu o nariz para o filme, a superprodução da Disney fez o mundo inteiro correr para os cinemas, resultando em mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias.
Na maioria das vezes, Tim Burton gosta de embutir nos filmes ou curtas, críticas à sociedade. Por exemplo, em Edward, Mãos de Tesoura (1990) Tim mostra a cidade no modo “American way of life” para satiriza-lo e questionar até onde o ser humano é capaz de ir para demonstrar uma posição que eles não têm, mas precisa mostrar que tem. Também questiona “será que você realmente é ruim por ser diferente ou isso é só mais um preconceito imposto?”, pois é exatamente o que acontece com Edward: mesmo sendo uma pessoa doce, acaba por cometer o pior dos crimes da humanidade que é, simplesmente, ser diferente.
Mesmo não estando em sua melhor fase (de acordo com os críticos de cinema, o que eu, particularmente, discordo), ele não deixa de dar seu toque pessoal em suas obras. Em Sombras da Noite (2012), quando Barnabas Collins acorda após 300 anos preso em um caixão, a primeira coisa que ele diz ao ver o símbolo do Mc Donalds é “Mefistófeles?”. Para quem não sabe, Mefistófeles é uma personagem satânica da Idade Média conhecida como uma encarnação do mal que captura almas inocentes através da sedução. No mínimo irônico, não?
A irreverência e genialidade de Tim Burton com certeza ainda nos trará história que nos surpreendem e nos mostram que o sombrio também encanta, que paradigmas podem e devem ser quebrados.



                                                        Eduarda Baptista, Publicidade e Propaganda.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Calamidade pública já !!!


  No último dia 14 deste mês, foi  publicado no jornal “Cruzeiro do Sul”, que abrange Sorocaba e região, a falta de água nos bairros da cidade de Itu. Nas imagens de manifestação, fica notável a indignação e revolta dos moradores irem ás ruas reivindicar a falta de água. Alegam os moradores que nos condomínios não há falta d’água, apenas nos bairros mais pobres. Os carros-pipa é uma alternativa para abastecer a população. Foi constatado também , que a manifestação foi pacífica com a presença de policiais para desviar o transito.Descobriu se que um morador comovido com a situação , no exercício de sua função desviou o carga de água que era para o serviço de duplicação da estrada, acabou distribuindo a água para os moradores, com isso acabou sendo demitido da empresa.
 O Jornal trouxe também relatos de profissionais da Saúde que já estão encontrando dificuldades para desenvolver seu trabalho, pois já houve atrasos na sessões de pacientes para hemodiálise.A Prefeitura alega que o problema já foi contornado.
 A comunidade reinvindica estado de calamidade pública, porém o Prefeito acredita não ser necessária por enquanto.
Cléo Nunes    







quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Benefício !!!



O caderno de economia do Jornal Cruzeiro do Sul, trouxe no dia 16 de Outubro DE 2014 o assunto “Nota Fiscal Paulista”.
Informa que na última remessa de liberação de créditos do ano de 2014, foram recebidos em repasse do Programa Nota Fiscal Paulista, o valor de R$ 899.377,544 entre créditos e sorteios.
Explica o repórter  Anderson de Oliveira, que os recursos são obtidos por doação das notas fiscais sem o CPF informado pelos consumidores e que são 99 ongs cadastrados no programa.
As três principais entidades beneficiadas pelo programa são: Fundação São Paulo, Lar São Vicente de Paula e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.
Para que isso aconteça, as entidades deverão ter uma parceria com os estabelecimentos para a divulgação da doação. Com o passar dos anos aumentou-se o número de doações dos consumidores. Com isso a empresa beneficiada pode usar o valor do crédito para custeio próprio.
Os comerciantes de alguns estabelecimentos alternan os períodos para cada instituição para que todas sejam beneficiadas.
O consumidor pode doar os documentos fiscais, desde que não informe o número de CPF ou CNPJ.Para contribuir  basta depositar em uma urna que se encontra dentro do estabelecimento.

A doação também pode ser feita através do site, quando liberados os créditos tanto pode informar dados bancários, como pode ser informado o nome da entidade escolhida
                                                                                                                             Cléo  Nunes

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Thalía retorna ao pop com 'Amore Mio'

Cantora mexicana retorna ao pop com cd de inéditas e temas dançantes.

Thalía, 43, está de volta ao cenário pop musical. Seu novo cd, titulado 'Amore Mio', traz referências a esse gênero musical, onde a artista estava um pouco afastada. Desde sua entrada na Sony Music, a esposa de Tommy Mottola (ex de Mariah Carey), havia lançados projetos restritos ao México e a comunidade latina, após uma extensa carreira focada na América do Sul e países distantes como Grécia e Filipinas. E deu certo. Primera Fila (2009), acompanhado de um dvd elevou suas vendas em sua terra natal e a consolidou como a principal artista do México, a nível internacional. O cd reunia temas românticos com foco na voz, esquecendo um pouco dos vestuários extravagantes da artista.
Após a morte de sua mãe em 2011, veio o projeto 'Habítame Siempre' (2012) seguido nos mesmos moldes do anterior.Uma Thalía centrada, madura e com um sentimentalismo elevado trouxe temas escuros e sons um pouco mais elitizados. Agora, nesse fim de ano, a coisa mudou. A protagonista de novelas mexicanas está de volta e acaba de lançar um cd pop, que segundo seus fãs, já é o melhor de sua vasta carreira, que se totaliza com mais de 40 milhões de cópias e a coloca como a maior cantora mexicana da história.

'Amore Mio' traz 14 temas onde o carro chefe é o single 'Por lo que reste de vida'. Em uma atmosfera centralizada com voz potente e doce ao mesmo tempo, a música de entrada do cd que dá título a obra, tem uma sonoridade reflexiva. Exuberante como sempre foi, em uma cintura de 57 centímetros, as faixas 'Mas', 'Tu puede ser' e 'Cerveza en México' mostra a mulher de atitude que sempre foi.
O cd traz também um dueto com o rapper Fat Joe. Os dois trabalharam juntos em 2003 no hit single 'I Want You', uma das músicas mais executadas no Brasil naquele ano, e pra agora eles fazem parceria em 'Tranquila', que sem dúvidas será a aposta do verão. Entre duetos, a música 'Como tu no hay dos' tem a colaboração da rapper Becky G, e de acordo com seus fiéis seguidores, é a melhor canção do albúm.
Para os amantes de uma boa balada romântica, o cd traz 'Lo mas bonito de ti','Tu y Yo',Gracias', 'Solo parecia amor' e a inigualável 'Olvidame' onde a estrela mostra todo sua potencia vocal. Há ainda 'Cómete mi boca', que traz uma sonoridade que remete a era 'Love', (1993) no inicio da carreira da estrela, julgada fortemente pelos mexicanos onde não aprovavam o símbolo sexual que a menina- mulher havia se tornado.
''Soei e me esforcei muito na finalização do meu novo disco, porém definitivamente me atrevi a ir mais longe dessa vez e me permiti ao novo, 'Amore Mio' tem músicas românticas e apaixonadas, mas também tem canções divertidas e super dançantes, afirmou Thalia em entrevistas.

Considerada a 'Rainha das telenovelas' pelos melodramas 'Maria Mercedes', 'Marimar' e 'Maria do Bairro', cujas personagens foram vistas por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do planeta, Thalía não tem do que se queixar. É cantora, empresária, atriz, radialista, escritora,  no qual a coloca entre as três principais cantoras latinas das últimas décadas. E com o novo trabalho, ela reafirma sua carreira no mercado musical, que vai muito bem sim, obrigada.

'Amore Mio' tem produção de Armando Ávila com previsão de lançamento pro início do mês em nosso país, pela Sony Music.

Andreo Giovanne
'' 

Na Quebrada!!!!

Baseado em fatos reais, o filme segue a trajetória de um grupo de jovens de classe baixa, como Júnior, talentoso no conserto de televisões, Zeca, que testemunhou uma chacina, Joana, garota que sonha com a mãe desconhecida e Gerson, cujo pai está na prisão desde que nasceu. Entre histórias de perdas e violência, eles descobrem uma nova maneira de expressar as suas ideias e as suas emoções: o cinema.
Dirigido por Fernando Grostein Andrade estreante na ficção, Na Quebrada faz parte de uma série de filmes que vem desde a década de 50 com o filme “Rio zona Norte” relatando a pobreza do Brasil devido à exclusão social, este tema teve grande sucesso com o filme “cidade de Deus” e vem gerando frutos.
Na quebrada se passa na favela do capão Redondo, um dos locais mais pobres de São Paulo, a trama conta o cotidiano de alguns jovens que tem em comum: a proximidade com a violência, O preconceito e a paixão pelo cinema que se dá devido à ação de uma ONG, o Instituto Criar, que ensina os mais variados ofícios relacionados à sétima arte como ferramenta de transformação. O longa-metragem, inclusive, é uma parceria oficial com o instituto.

Na Quebrada é um filme repleto de boas intenções e mensagens de autoajuda e traz como mensagem que se você faz o certo então você consegue! No estilo bom mocismo nos traz a sequência de cenas dinâmicas e sempre sustentando a ideia do “é possível”!

                                                                                                                                       Regiane Mack

S.O.S Mulheres ao mar



O sucesso da comédia brasileira “meu passado me condena” tem inspirado o cinema brasileiro e vários filmes do gênero têm sido produzidos. Um exemplo disso é o filme S.O.S Mulheres ao mar.
Estrelado por Giovanna Antonelli o filme conta com o requinte de ter cenas rodadas no transatlântico de luxo o que também nos lembra “meu passado me condena” e traz a nítida estética televisa nos enquadramentos e também no próprio titulo do filme, a sensação de “tv no cinema” é onipresente.
Apesar de algumas tomadas terem sido gravadas no transatlântico é possível ver planos bem abertos e os atores de corpo inteiro o que ajuda a melhor ambientar o espectador.
Voltado para o ponto de vista feminino o filme abusa dos estereótipos de todo o tipo, focado nos comportamentos das mulheres nos relacionamentos amorosos, vai de cenas ingênuas até outras bem apimentadas, nada grosseiro nem profano, uma coisa aqui e outra ali mantendo o sacro e o profano ao mesmo tempo.

S.O.S Mulheres ao mar traz como atrativo o carisma de seu elenco e belas cenas em Veneza e Roma, um filme leve que tem como objetivo agradar o público feminino que aposta na formula comédia romântica.
Regiane Mack

domingo, 26 de outubro de 2014

"DILMAIS" 4 ANOS!






O ano de 2014 está sendo marcado por datas representativas a nossa nação. Ano de copa, de eleição, de fraudes e escândalos que vieram á tona, o Brasileiro se deparou com acontecimentos únicos, a eleição foi uma delas. Este ano contou com a disputa eleitoral mais intensa e acirrada em 25 anos de redemocratização do Brasil, Dilma Rousseff (PT) atual presidenta, venceu a disputa com 51,32% de votos válidos enquanto seu adversário  Aécio Neves (PSDB) atingiu 48,68%, uma diferença de pouco mais de 3 milhões de votos entre os dois candidatos.
Um fato que chamou a atenção dos eleitores foi de que Dilma teve maior número de votos em Minas Gerais do que Aécio, mesmo sendo o  berço político do candidato e tendo sido governador por oito anos. A assessoria de marketing de Dilma aproveitou muito bem o fato e fez disso um fator de contra-ataque, usando a notícia na maioria de seus comerciais partidários, o que ajudou muito a candidata a obter mais votos.
Deste fato podemos observar o poder da vinculação da informação, ela pode ajudar, manipular, esclarecer e prejudicar, tudo depende de como o emissor modifica a mensagem e o receptor interpreta.
Dilma enfrenta-rá agora na nova posse, problemas deixados como: a inflação, a energia, as contas públicas, a taxa de câmbio, combustíveis, bancos públicos, etc. As promessas são muitas de ambos os candidatos, mas o que o Brasileiro quer mesmo ver é a ação colocada em prática.
Não queremos promessas falsas, discursos bonitos mas sem cumprimento, não queremos palavras, queremos ver o Brasil mudar, queremos práticas políticas e administrativas que melhorem o Brasil. Demos mais uma chance a Dilma, acreditamos que as mudanças serão realizadas, temos no peito um desejo de melhora e esperança, mas a mudança começa com nós mesmo, no bairro, no município, até chegar ao país. Que esses próximos 4 anos, sejam anos de mudanças positivas.


Fernanda Maria Leme

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Justiça sem justiça?


No dia 05 de maio de 2014 a Folha de São Paulo publicou no seu site Folha.com uma reportagem de grande repercussão. A matéria falava de uma mulher de 33 anos que foi linchada em plena luz do dia na cidade de Guarujá, litoral paulista. O crime aconteceu pois Fabiane Maria de Jesus era suspeita de sequestrar crianças para rituais de magia negra, mas em fato, não há nenhum indício de que a mulher tenha praticado tal crime.
A Folha.com publicou um vídeo ao qual a mulher aparecia sendo arrastada pelas ruas da periferia do Guarujá, pessoas arremessavam matérias sobre ela, tudo na maior crueldade existente.
Tais acontecimentos nos levam a se questionar a que ponto chegamos? Justiça com as próprias mãos é justiça legítima? Podemos julgar sem ao menos ter a certeza? A resposta é não. Violência combatida com brutalidade não é justiça, não podemos achar que é nosso dever linchar alguém porque o mesmo errou, cabe as autoridades exercer sua função e condenar.
A sociedade regride quando age feito selvagens, somos seres racionais, ou pelo menos deveríamos ser, mas não é o que nos mostra o vídeo. 
Quanto a divulgação do vídeo, a exposição gratuita de violência nunca trás benefício a população, apenas ao jornal que o publicou, trazendo o tão almejado ibope. Na página do facebook da Folha de São Paulo a revolta tomou conta dos internautas, que ficaram indignados ao ver tais cenas.
Para quem quiser ver a matéria na íntegra, ela se encontra no site da folha: http://shortcuts.folha.com.br/shortcut/no1449679
Fernanda Maria Leme

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Análise crítica- Lixo eleitoral.


 A capa da edição impressa do jornal Sorocabano 'Cruzeiro do Sul', edição 33.561 de 07 de Outubro de 2014, teve como destaque o lixo eleitoral no município. Vinte e quatro horas após as eleições,  indignação tomou conta da população .
      Na foto jornalística registrada pelo fotógrafo Erick Pinheiro, foi possível estabelecer uma conexão de sensatez diante desse fato, que em toda eleição torna-se repetir. Na imagem podemos observar milhares de santinhos espalhados pela calçada, como forma de propaganda eleitoral, enquanto um cidadão tristemente observa a cena de costas.
     Já na matéria escrita por Jéssica Nascimento, em um olho se  reforça que as calçadas próximas as locais de votação amanheceram repletas de material publicitário. Dentro da reportagem impressa no caderno 'Cidades', há uma certa indignação pela atitude do prefeito Pannunzio de não ter reforçado a fiscalização pela limpeza nesse período.
     Dentro de questionamentos, há depoimentos de eleitores revoltados e uma declaração do funcionário da limpeza dizendo que seria impossível limpar isso tudo em um dia. Ouvindo os dois lados, há também a informação da prefeitura, através de nota, dizendo que 16 equipes iriam fazer o serviço de recolhimento dos lixos eleitorais.
      A reportagem da estagiária ainda contém legenda na foto, chapéu e linha fina mesclado em uma manchete atrativa para causar impacto na  leitura das pessoas, assíduas por informações.

                                                                       Andreo Giovanne 


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Teorias da comunicação- Análise sobre reportagem.

O jornal ‘Cruzeiro do Sul’, líder no segmento impresso de Sorocaba e região, trouxe como matéria de capa na quinta, 28, uma reportagem sobre a decisão judicial sobre a multa de R$ 50 mil reais que a empresa Urbes teve de pagar a um funcionário que processou a instituição por ser obrigado a cortar seus cabelos, coisa que ele não fez.
Já na chamada de capa podemos constatar que o fotógrafo Aldo Silva, desenvolveu uma excelente imagem de fotojornalismo , beneficiando os cabelos cacheados do rapaz, que também obteve um grande destaque na Tv Tem, afiliada da rede Globo no interior paulista.
O jornalista José Antonio Rosa, desenvolveu um excelente texto, onde mostra os dois lados do caso, tanto da Urbes como da vítima .Há um grande destaque no box da notícia, com informações de que a Urbes mantém um regulamento disciplinar , datado desde 2010, que estabelece regras para o exercício da atividade de quem trabalha fardado .No caderno ‘Cidades’, onde a reportagem está veiculada, o repórter constrói e desconstrói o agente Juliano Afonso Costa Xavier, 25, em uma forma semiológica , que cham
a e prende a atenção do leitor. Com uma legenda na foto, fica claro a reintegração do funcionário para o cargo, definido pelo tribunal de justiça. Chapéu da reportagem ,título e linha fina causam impacto no leitor, em uma forma perfeccionista no aspecto de planejamento gráfico do jornal.
Andreo Giovanne

domingo, 8 de junho de 2014

Museu ferroviário de Mairinque é aberto ao público.

A história da ferrovia contada através da arte.
    Mairinque, cidade do interior situada próximo a região de Sorocaba, acaba de ter mais um atrativo como um de seus pontos turísticos.Trata-se de um museu ferroviário, localizado no coração da cidade, que reúne uma história de glórias, mesclado a móveis, quadros, documentos em uma arquitetura única.
 
    Seu Francisco, 66, aposentado por tempo de trabalho, mantém suas atividades na ferrovia e garante que só sai dali quando vier a falecer.Segundo relato, ele diz que além de toda história que o local faz questão de manter, a prefeitura municipal da cidade tem planos de desenvolver um restaurante no local, dentro da ferrovia, como forma atrativa. Há ainda, projetos festivos da cidade, que somados a idéias e ações, aconteceram em volta dali: ''Acho de extrema importância a prefeitura dar incentivo a todo esse trabalho que levamos anos pra construir.Isso faz o cidadão mairinquense mais patriota em relação ao seu município.


Nos trilhos ferroviários, consta ainda trens parados, alguns em estados críticos, e outros bem conservados.De acordo com Francisco, o trem de madeira, era pra ser circulado todos os finais de semana, porém só circulou na útima campanha eleitoral, por questões políticas.Espera-se , que daqui a alguns anos, a prefeitura de Mairinque em parceria com a prefeitura de São Roque consigam entrar em um acordo.
O local fica aberto de terças a sextas, das )9 hrs as !8 hrs e nos finais de semana das 09 as 12:00 hrs, na estação ferroviária, no centro de Mairinque.
                           Andreo

sábado, 7 de junho de 2014

Venha Ver o Pôr do Sol


     "Venha Ver o Pôr do Sol" é um conto de Lygia Fagundes Telles, inserido no livro "Antes do Baile Verde", publicado em 1970 e que contém outros contos da escritora. 
     O conto fala sobre o último encontro entre Ricardo e sua ex-namorada Raquel, a qual ele ainda ama. Ela o deixou para ficar com um jovem rico, e ele pede para vê-la uma última vez. Raquel atende ao pedido e vai até Ricardo no local em que ele escolheu: um cemitério abandonado.
     Desde a hora que chega, Raquel se mostra preocupada com a situação. O novo namorado é muito ciumento e ela não quer desapontá-lo. Ela se zanga também com o ambiente miserável ao qual Ricardo lhe trouxe, principalmente pelo motivo banal: ele quer mostrar a ela o pôr do sol mais lindo do mundo. Ricardo alega que o lugar é deslumbrante em seus detalhes, e que por falta de condições escolheu o passeio gratuito: "Prefiro beber formicida a beber algo que você teria que pagar com o dinheiro dele", diz Ricardo.
     

     Os dois caminham pelo cemitério. Diversas vezes enquanto conversam, Ricardo apresenta um leque de rugas ao redor dos olhos, fazendo com que sua expressão fique fria, obscura. Mas logo ele retoma um pequeno sorriso, principalmente quando tenta convencer Raquel a caminhar mais um pouco, já que ela fala que quer ir embora o tempo todo, incomodada com o lugar.
     Ele avisa que estão para chegar no local onde sua família foi enterrada. Recordando a infância, Ricardo relata sobre sua prima que morreu aos quinze anos, criatura esta que ele julga ser a única que o amou. Diz também sobre os olhos da falecida: verdes, meio oblíquos e absurdamente parecidos com os de Raquel. 


     Ao chegar numa capelinha, Ricardo entra e começa a falar dos jazigos da família. Raquel acompanha a cena do alto da escada, pedindo pra irem embora dali. Quando ele se aproxima do jazigo da prima Maria Emília e relembra do dia em que a falecida garota havia tirado a fotografia que ali consta, Raquel desce e vai ver a foto. Está escuro. Ricardo acende um fósforo, entrega a Raquel e se afasta. Ela começa a ler as descrições da falecida. De repente, uma surpresa.
     "Maria Emília, nascida em vinte de maio de mil oitocentos e falecida…" Ela deixa cair o palito e fica um tempo imóvel. Inicia uma grande bronca á Ricardo pela mentira contada porém é interrompida por um baque metálico. Ao olhar ao redor, viu que estava sozinha na peça. Ricardo a olhava do topo da escada, detrás da portinhola de ferro. Tinha um sorriso meio malicioso, meio inocente.
     Raquel sobe os degraus xingando furiosamente Ricardo. Ele espera ela quase encostar no trinco da portinhola para dar uma volta na chave, arrancá-la e saltar para trás. "Uma réstia de sol vai entrar pela frincha da porta, tem uma frincha na porta." Depois, vai se afastando bem devagarinho. "Você terá o pôr do sol mais belo do mundo."


     Por um tempo, Raquel o xinga e sacode a portinhola. Sem sucesso, ela diz brandamente que a brincadeira foi ótima mas que precisa ir embora. Ricardo já não sorri. Sua expressão é séria e fria, e ao redor dos seus olhos surge o leque de rugas que obscurece sua face. "Boa noite, Raquel." Ela grita, estende os braços por entre as grades, tenta agarrá-lo. Neste momento, examina a fechadura, que está nova em folha. Em seguida, examina as grades, enferrujadas e ergue o olhar para a chave, que ele balança como um pêndulo. Encara-o, apertando contra a grade a face sem cor. Esbugalha os olhos e amolece o corpo, escorregando e resmungando baixinho: "Não, não..."  
     Ainda virado para ela, Ricardo chega á porta e dá um último adeus: "Boa noite, meu anjo." Os lábios de Raquel se pregam como se entre eles houvesse cola. Os olhos giram numa atitude inconsciente. Ela continua resmungando, enquanto Ricardo guarda a chave no bolso e retoma o caminho percorrido. O único barulho que se escuta a essa altura é o dos pedregulhos se chocando com os sapatos úmidos dele. De repente, um grito medonho: "NÃO!"
     Por um tempo Ricardo ainda ouviu os gritos que se multiplicaram, semelhantes com os de um animal sendo estraçalhado. Depois, foram ficando mais abafados, como se viessem das profundezas da terra. Assim que atingiu o portão do cemitério, ele lançou um olhar ao pôr do sol. Ficou atento. Ninguém ouviria agora qualquer chamado. Ele então acendeu um cigarro e desceu a ladeira, enquanto ao longe, crianças brincavam de roda.

     Este foi meu resumo! Na íntegra, o conto fica muito mais interessante! A riqueza dos detalhes que não pude colocar aqui faz com que nossa atenção fique presa até o final! Além deste, há também "As Cerejas", "O Jardim Selvagem" e diversos outros contos maravilhosos de Lygia.

   - Daniele Oliveira



  


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Amor e Outras Drogas


     Quem não gosta de se divertir com uma boa comédia? Porém, quem não sente vontade de se comover com um bom drama? E um romance? Vai bem ás vezes não? Com "Amor e Outras Drogas", temos tudo isso em uma só obra!
   


     O filme conta a história de Jamie Randall, um jovem de família de médicos que não escolheu a carreira e busca encontrar uma profissão na qual se dê bem. Quando seu irmão o apresenta ao ramo de medicamentos, ele se torna representante farmacêutico e usa de todo carisma com as mulheres, charme e chantagens para atingir suas metas.


Nessa rotina ele conhece Maggie Murdock, uma jovem de 26 anos linda e descontraída, portadora do mal de Parkinson. Os dois se envolvem num relacionado baseado em sexo, mas que após um tempo começa a virar amor, pra desespero de Maggie.



     Não é comum o tema de a saúde ser abordado numa comédia romântica. Normalmente os mocinhos da história sofrem de preconceito ou intrigas familiares, no máximo. Há sempre um vilão, alguém a quem culpar. Mas e quando o impedimento da união dos apaixonados é algo que reside neles mesmo? Maggie tinha motivos pessoais para não querer relacionamentos, relacionados à sua doença. Para surpresa, Jamie também tinha conflitos, uma dificuldade em acreditar que é um homem bom.


     Trazendo á tona questões como a falta de investimento das indústrias farmacêuticas na pesquisa de medicamentos para doenças graves, como o Parkinson, enquanto gasta milhões com remédios para, por exemplo, impotência sexual, "Amor e Outras Drogas" consegue ter um conteúdo interessante e ser uma excelente proposta para divertimento e reflexão!
     Os atores Anne Hathaway e Jake Gylenhall  conseguem prender sua atenção e fazer você torcer pelo romance enquanto se diverte com suas ousadias e chora com seus dramas! 

 - Daniele Oliveira












quarta-feira, 4 de junho de 2014

Para entrar no clima da Copa.


A copa já está ai, dia 12 de junho acontecera a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014, será realizada na cidade de São Paulo. Por incrível que pareça os brasileiros estão meio desanimados com ela, e para tentar fazer que essa paixão renasça no coração do povo, reuni algumas imagens das copas em que o nosso Brasil foi campão e de como esse amor pelo futebol, essa garra era enorme nas copas anteriores.


Na primeira foto, á direita, Didi, eleito o melhor jogador da copa de 1958, realizada na Suécia. Na segunda foto, o time convocado pelo técnico Vicente Feola.

Seleção da Copa de 1962.

Seleção de 1970, na segunda foto Pelé, considerado no ano, o melhor jogador da Copa.

Copa de 1994

Copa de 2002 com o melhor jogador do Brasil, Ronaldo Fenomeno que na época era bem novo.

E essa, a tão esperada  Copa de 2014, que sinceramente, será vencedora, tenham fé. 



E aqui vão algumas imagens de como eram as ruas antigamente na época da copa, toda de verde e amarela, com bandeirinhas e tudo que simbolizava copa, Brasil e futebol, algo que hoje em dia é muito difícil de encontrar.
Então é isso pessoal, a copa começa daqui uma semana, vamos torcer com toda a nossa garra para o nosso país, não adianta mais reclamar porque ela vai acontecer, e se o governo quiser roubar, eles vão roubas com ou sem copa, então vamos aproveitar o que o nosso país tem de bom a oferecer, e VAI TER COPA SIM!!!


Nathália Rando





terça-feira, 3 de junho de 2014

Positive Vibrations

Em meio a tanta correria do dia-a-dia, do caos que se estabeleceu no mundo, existe uma doutrina filosófica que se estabeleceu, que prega basicamente uma "positive vibration", geralmente abreviada para vibe, ou seja, viver apenas com vibrações positivas, pensando no lado bom da vida

O termo "vibe" vem do Inglês, que significa vibração. Vibração positiva é original de uma música do cantor de reggae Bob Marley, chamada positive vibration, mas além dessa música, a maioria de suas canções fala sobre a importância de viver a vida com vibrações positivas, fazendo o bem, transmitindo o bem, vivendo da paz e do amor. O termo acabou se expandindo pelo mundo, fazendo com que a maioria das bandas de reggae e as pessoas que gostam do gênero acabassem tornando a vibe positiva como uma filosofia ou estilo de vida.



Pessoas que são adeptas desse estilo de vida são, geralmente, pessoas que não ligam para luxos, que vivem de bem com a vida, na simplicidade, que sabem dar valor ao que tem, fazem o bem, tem a paz como algo primordial em suas vidas e o amor como fonte de vida. São pessoas ligadas à natureza, que preferem estar sempre ao ar livre e que adoram reggae.



Gostou deste modo de vida? Então entre no clima e escute as músicas abaixo! Good vibes para todos.





Fernanda Leme