sexta-feira, 2 de maio de 2014

Leem ou não leem, eis a questão

Pesquisa revela que o Brasileiro lê em média apenas 2 livros por ano.



De acordo com a pesquisa do Instituto Pró-Livro, o Brasil tem hoje cerca de 88,2 milhões de leitores, sendo 53% deles mulheres e 47% homens; Os rapazes como sempre surpreendendo e mostrando que ler também é coisa de "macho"!
Sendo uma leitora assídua, particularmente discordo desta pesquisa generalizada. Chega a ser triste e decepcionante para aqueles que como eu, têm a leitura como muito mais do que uma obrigação e sim como uma paixão.
Que fique claro que tenho consciência de que esta pesquisa foi feita principalmente com adolescentes e adultos que estudam. Mas mesmo assim, ler se tornou algo tão fácil e simples, não é somente para pessoas de classe média alta e a elite, mas sim para todos os interessados, incluindo nós que fazemos parte do "povão".
 Uma coisa que ouço muito ultimamente é que o brasileiro não lê, ou mesmo que leia, acaba sendo muito pouco. Mas se isso realmente acontece, não entendo como o mercado literário cresce cada dia mais aqui e como nosso Brasil é o 9º país no ranking de arrecadação literária.
É uma ofensa ao leitor ser taxado como apenas mais um de "os brasileiros não leem". Existem milhares de leitores que leem 4 livros em 1 mês, e esses leitores amam esse pequeno ato de virar páginas. 
E se nesse Brasil enorme existem apenas 88,2 milhões de leitores é porque algo está muito errado, já que existem livros para todos os diferentes gostos. Ler é sim uma arte, e nós leitores devemos mostrar a todos que essa generalização não trás benefício nenhum e que estamos aqui para incentivar esses outros 50% à se juntarem a nós nesse mundo fantástico que é a leitura e para levantarmos esse ridículo índice de apenas 2 livros por ano.
Enfim, somos não só brasileiros, mas sim brasileiros que leem e de fato não desistiremos nunca!


Thaiane Medeiros


(Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário