sexta-feira, 30 de maio de 2014

Resenha: Um Porto Seguro


Olá pessoal! Hoje trago uma resenha bem informal do livro, Um Porto Seguro. Devo dizer que nunca fui muito fã dos livros do Nick (Nicholas Sparks), não por considerá-lo mau escritor ou qualquer coisa do tipo, mas simplesmente porque não gosto de seu gênero literário.
Bom, primeiramente li este livro porque era a escolha da vez em um grupo de debates que participo, e mesmo não querendo acabei gostando MUITO da história, pois ela foi me ganhando aos poucos, e seus personagens me cativando como se fossem pessoas reais, vizinhos ou conhecidos meus. Katie, a mocinha, é nova na cidade e por ser retraída, insegura e muito misteriosa tem poucos amigos. Esta situação muda quando ela conhece Jo, sua nova vizinha, e Alex, o sexy dono da mercearia local.
No decorrer do livro, Alex e Katie vão se apaixonando e ela enfim revela seu tão guardado segredo: Katie era abusada e humilhada diariamente por seu marido Kevin, e depois de vários anos nesta situação, ela conseguiu reunir forças e fugir de casa. A partir desse momento o livro fica realmente bom, pois é aí que somos apresentados a Kevin, um monstro e lixo humano em forma de marido. E esse foi exatamente o motivo que me fez gostar tanto do livro, é incrível a forma que o Nick conseguiu criar um personagem tão odioso e ao mesmo tempo tão real quanto qualquer marido abusivo que vive em nossa sociadade atalmente. Kevin é tão louco e humano no pior sentido da palavra. Isso deu ao livro um toque de realidade, e deu aos leitores o verdadeiro significado da palavra humanidade.
Passando por tudo isso, o final não deixa a desejar e terminei o livro com aquela sensação de dever cumprido e muita satisfação.  Jo também tem um papel surpreendente no fim, e a amei por isso. 
Se fosse classificá-lo em estrelas, daria 4 pois, apesar de ter amado o livro, fiquei com a sensação de que a primeira parte era apenas uma enrolação até o final.
 Ainda não vi o filme, mas se este na câmera, segue ao pé da letra o que se passa no papel, tenho certeza de que é emocionante ao extremo e que amarei tanto quanto o livro.
Confesso que ainda não lerei os livros do Nick espontâneamente, mas depois desse posso realmente dizer que me apaixonei um pouquinho mais por este autor tão aclamado.

Abaixo a capa alternativa do livro. (Capa baseada no filme)


(Thayane Medeiros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário